terça-feira, 17 de agosto de 2010

15 - Inteligência

Estou realmente muito orgulhoso de você. Uma das coisas que mais me chamou a atenção é sua inteligência. No começo foi apenas uma impressão e hoje é uma grande certeza.
Essa capacidade de analisar e entender as pessoas, bem como a sua natureza, é tão interessante e quando percebo que existem pessoas que fazem isso de forma instintiva, sinto-me tanto satisfeito quanto inquieto e além disso, invejoso. Eu consigo notar muitas características, mas é sempre de forma superficial e logo minha mente tende a dissipar essas informações. É uma inteligência nata perceber as frustrações e desejos não-ditos simplesmente pela relação social. São coisas e sinais que eu enxergo, mas não me posiciono para entender, ignoro.

Hoje tive uma conversa e ouvi que se fosse um amigo "verdadeiro", daria conselhos e coisas desse tipo. Realmente, é algo que deveria fazer quando percebo que meus amigos estão caminhando de forma perigosa, porém eu mantenho uma postura negligente. Não por não analisar, negligente por ignorar a situação. Prefiro observar até que ponto tudo pode se prolongar, até que ponto vai continuar.

Minha inveja nesse caso se baseia no fato de que essa capacidade intelectual é extremamente útil e poderia me ajudar de muitas formas. Principalmente no fator evolução pessoal. Tenho medo muitas vezes de me sentir amorfo, transitório. Quando a sua natureza é mutável ou maleável de acordo com o que está acontecendo, o aviso de desconfiança é enormemente vísivel. Quando é notorio que ninguém lhe conhece e a partir dessa premissa você pode criar qualquer atitude, mesmo sabendo que isso é a forma mais natural do ser, para todos torna-se complicado ter segurança. Uma vez compreendendo, não mais ignorando, é possível mudar esse quadro de insegurança.

É uma felicidade ter essas pessoas instintivas nessa capacidade intelectual por perto. A ignorância e a sabedoria são coisas que consomem a alma e podem ser transmitidas. Um ignorante não percebe sua ignorância enquanto vive em antro de ignorantes; Tendo essas pessoas próximas, me sinto bem e mentalmente ativo. Tenho certeza que posso aprender e que elas podem me ajudar nesse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário