sábado, 7 de agosto de 2010

8 - O sonho recorrente. 2010.

Recentemente tive um sonho que já era conhecido. Não é um sonho comum, daqueles que se tem todos os dias; era um sonho com um significado maior, significado que me acompanha ha muito e que apesar de se modificar levemente, nunca mudou de enredo e sentido.
Começou como um simples sonho de fuga. O tipo que envolve uma pessoa fugindo são um prato cheio para quem busca explicações razoáveis... Não é tão simples. A explicação, muitas vezes não serve para todos os períodos diferentes que tive esse sonho.
Tudo começa comigo em algum lugar, pressionador, estressante, massificante, que me causa grande sensação de controle, como a ditadura é mostrada em livros como 1984. Isso é estranho porque, lúcido, eu vivo nesse local, muitas vezes se trata de meu bairro, outras mais recentemente, o sonho mostrou o condomínio em que moro.
Existe uma complexa rede de vigilância, de domínio sobre a privacidade e poucos, como eu, tentam escapar desse status quo. Cada cômodo, porta, é um desafio que se deve transcorrer e por fim, consigo chegar ao lado de fora do prédio. Nesses momentos percebo que não apenas eu, como alguns outros também buscam a liberdade. Que liberdade? Liberdade para o que?
Uma vez do lado de fora, ainda falta muito a percorrer, pois estar fora do prédio não quer dizer estar fora do condomínio. Aqui é muito mais perigoso e os inimigos são mais cautelosos. Todos eles só tem um único objetivo baseado em te delatar, perseguir, prender e mandar você de volta ao lugar que nunca deveria ter tentando e se atrevido a sair. A mudança para eles não é necessária.
Na versão mais recente desse sonho, reconheci uma das outras pessoas que tentam escapar e me ajudam nessa atitude. É meu amor, amante. No fim do sonho, porém, nenhuma das pessoas que estavam comigo continuam e padecem diante de um caminho que torna-se necessário à apenas uma pessoa. Se existem outros como você, que te incentivam e aparecem em sua vida, por que tudo é solitário?
As perguntas já possuem respostas e o sonho é simbolicamente simples, mesmo assim sua repetição e o que representa realmente em minha vida é o que se mostra como questão não solucionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário