domingo, 8 de agosto de 2010

10 - A rã e o escorpião. Esopo. Ésope

Um escorpião , que desejava atravessar um rio , disse a rã :

- Me carregue nas costas até o outro lado.

- Eu, carregar voce nas costas? - Respondeu a rã. - De jeito nenhum ! Conheço-o bem, se eu te levar nas costas voce vai me picar e vai me matar!

- Não seja estupida!, disse o escorpião. - Se eu a picar voce vai parar no fundo do rio, e eu que não sei nadar vou acabar me afogando!

Por um momento os dois continuaram a discutir seus argumentos e o escorpião mostrou-se tão persuasivo que a rã aceitou leva-lo nas costas até o outro lado do rio. Ela o colocou sobre suas costas escorregadias , onde ele se agarrou, e eles começaram a travessia. Mas, quando chegaram no meio do amplo rio, a rã sentiu uma violenta dor nas costas e, viu o escorpião recolher seu ferrão.

- Seu tolo, gritou a rã. - Agora nós dois vamos morrer! Por que fez isso?

O escorpião deu uma risada sarcástica e deu de ombros.

- Peço-lhe desculpas, mas não pude evitar. Essa é a minha natureza.

Um comentário: